texto rolante

Bem Vindos!
iniciar        parar

Seguidores

Textos


Aqui você vai encontrar textos de apoio para reflexão.

O que é um BLOG?

Um Blog é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário). Um espaço interativo. Pode ser um local para discussões, um canal com as últimas notícias, um conjunto de links ou um local para expor suas idéias. O Blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas. Os visitantes podem fazer comentários sobre o texto escrito ou sobre a imagem publicada, podendo acrescentar links ou enviar e-mails.
Muitas pessoas usam o Blog apenas para organizar as idéias, enquanto outros controlam discussões importantes com milhares de pessoas ao redor do mundo.
Os serviços mais conhecidos a nível mundial são o Blogger e o WordPress. No Brasil são o Blogs.com.br, Blig, Blogger, UOL Blog e o Weblogger. Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento HTML, o que atrai os usuários.
A utilização de blogs na EDUCAÇÃO possibilita o enriquecimento das aulas e projetos. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem. A utilização dos blogs como ferramenta de trabalho não diminui a importância do professor, que deve ser o principal mediador no processo de aprendizagem, no entanto, possibilita que os alunos percebam que também é possível ir à busca do próprio conhecimento e aprender com os colegas, por meio da colaboração e não apenas com o professor (MARTINS;ZENKER, 2006)
De acordo com Martins; Zenker, dentre as diversas razões para trabalharmos com este recurso na educação, destacamos os seguintes:
- Os alunos percebem que podem produzir algo que será disponibilizado para qualquer pessoa, assim como tem feito alguns artistas, jornalistas e outros profissionais famosos;
- Possibilita um trabalho interdisciplinar;
- Integra o ensino, aprendizagem e avaliação;
- Propicia uma visão holística (relação parte e todo);
- Incentiva o aluno a refletir sobre seu próprio trabalho;
- Permite que alunos e professores tenham dimensão do processo de construção e aprendizagem;
- Melhora a auto-estima dos alunos;
- Incentiva os alunos a valorizarem e divulgarem suas produções;
- Desenvolve habilidades de leitura, escrita, análise e síntese;
- Não é uma atividade exclusivamente escolar, o que a torna mais interessante para os alunos;
- Os pais podem ter acesso e dessa forma passam a valorizar mais o que os filhos fazem na escola.

Sete motivos para o professor usar um Blog.

          Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
          Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado.
        Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com frequência para serem comentados.



Blog: algumas possibilidades pedagógicas



           O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva.          
           Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem participar.



Blogs como ferramentas pedagógicas
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para
virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.


Blog como ferramenta educacional


Muito provavelmente, a aplicação mais poderosa da tecnologia da web para os ambientes escolares seja o blog como ferramenta de publicação. O blog, dentre outros recursos, é um exemplo interessante: surgido no final de 2001, é uma página na internet que, utilizando protocolos de transmissão de dados e um servidor para armazenar suas informações, organiza cronologicamente as postagens dos visitantes. As manifestações de interatividade podem começar com um simples comentário e, daí, evoluir para a inserção de links, artigos, fotos e vídeos, agilizando a atualização das publicações que ele oferece.
Leia mais...


A UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Blog é a abreviação da expressão inglesa weblog. É um diário virtual. Muitos são pessoais, alguns são voltados para diversão e outros são utilizados em situação de trabalho. Há também aqueles que misturam tudo. Mas, em geral, enfocam uma área de interesse para quem os escreve. São atualizados com regularidade, da mesma forma que se fazia, com os diários de papel.
Começaram a aparecer no final dos nos anos 1990. Para se criar um blog, eram necessários conhecimentos de HTML Mas hoje, criar um blog é muito fácil e simples. Não exige conhecimentos profundos de Informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização. Existem serviços gratuitos para a publicação dessas novas formas de registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário. Favor assinar o Blog com nome e e-mail.